O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fórum - Gestão na Educação Infantil

Na reunião administrativa pedagógica que aconteceu no dia 25/02/2011, as diretoras dos CMEIS do Núcleo Regional da Educação CIC participaram de uma pesquisa organizada pela equipe pedagógica do NRE-CIC, com o objetivo de levantar as dificuldades individuais referentes à gestão nos CMEIS. Os assuntos mais citados foram:
  • Administração de conflitos
  • Gestão democrática
  • Organização dos espaços
  • Recursos humanos e legislação
No intuito de dirimir as dificuldades enfrentadas pelos gestores, entendemos que as boas práticas devem ser compartilhadas.
Este espaço é um convite à cada gestor para que poste suas dúvidas, sugestões e encaminhamentos no trato destes assuntos.
A dúvida de um pode contribuir com a ampliação dos fazeres do outro!

10 comentários:

  1. Vamos utilizar este espaço para reflexões, perguntas e indicações sobre as práticas de gestão nos CMEIS.Aproveitem!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou evidente na pesquisa que uma das maiores dificuldades do gestor está na administração de conflitos.
    Você gestor que enfrenta esta realidade, sem que esta tome conta dos seus fazeres; quais as dicas, sugestões e práticas pode compartilhar com os demais?

    ResponderExcluir
  3. Uma das atitudes que tenho com meu grupo com relação à administração de conflitos é sempre apresentar para o grupo o problema e coletar sugestões para a solução do mesmo, pois dessa forma eles percebem a dificuldade que é gerenciar estes conflitos e o compartilhamento das idéias ajuda bastante, outra forma é a leitura de textos a respeito do gerenciamento dos recursos humanos que obtenho através do curso que estou fazendo em Gestão de recursos humanos, um link de consulta é o http://www.rh.com.br

    ResponderExcluir
  4. O CMEI Flamboyant nos trouxe uma sugestão e eu acrescento a dica de leitura acessando o site http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/ambiente-saudavel
    Texto: Ambiente saudável
    Enfatiza que a criação de um bom clima de trabalho é a peça-chave da administração de uma escola. Veja como esse fator pode ser melhorado no dia a dia.
    Acrescente outras dicas!!!

    ResponderExcluir
  5. Penso que todos devam aproveitar esse espaço para dividir as suas experiências e práticas.

    ResponderExcluir
  6. Gestão é método!
    http://youtu.be/jVOkWJba5XM

    ResponderExcluir
  7. CMEI OSWALDO CRUZ II23 de maio de 2011 às 17:29

    Este espaço vai proporcionar trocas de experiências e ganhar em aprendizados e ajuda mútua

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que a tarefa de administrar não e fácil. Por isso ter bons parceiros e a participação da família, funcionários ajudam o diretor dominar as questões administrativas. A formação e o conhecimento das políticas publicas a proposta do CMEI também contribui para uma boa administração e todos saem ganhando principalmente nossas crianças.
    Eu procuro dividir e descentralizar tarefas, dividir minhas angustias e duvidas e sempre encontro resultados bem positivos. A leitura como citou Cintia traz muitos alicerces.

    ResponderExcluir
  9. Ines

    Concordo com você.
    Aproveito o movimento de leitura e estudo e deixo minha contribuição:

    http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72.pdf

    O site acima traz artigos que tratam da gestão organizados por Heloísa Lück.

    Vale a pena ler e avaliar!

    ResponderExcluir