O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SÁBADO PEDAGÓGICO 16/04/2011

CMEIs Envolvidos:Oswaldo Cruz II (NRE - CIC) e Hermes Macedo (NRE - PN)

LOCAL: CMEI Hermes Macedo (período manhã)

PALESTRA: Profa. Maria Tereza Carneiro (Doutora em Matemática), da Universidade Federal do Paraná.






A idéia de reunir as equipes dos 02 CMEIs, surgiu da oportunidade de receber a doutora Ma. Tereza Carneiro no CMEI Hermes Macedo para realizar uma palestra sobre o foco de formação da Educação Infantil em 2011: O Pensamento Lógico Matemático. A pedagoga Cristina (CMEI Hermes Macedo) e a pedagoga Ana Marcia (CMEI Oswaldo Cruz II) planejaram esse momento solicitando, às suas respectivas equipes, que formulassem algumas questões que gostariam de aprofundar sobre o tema, as quais serviram como referência para a professora planejar sua palestra.

A fala da professora ganhava a atenção de todos conforme trazia, através de dinâmicas e exemplos da prática dos nossos CMEIs, colocações assertivas sobre os desafios enfrentados pelos grupos. Trouxe reflexões alertando que “Ensinamos ouvindo” e “Aprendemos falando”, é preciso ouvir a criança e oportunizar sua fala sobre suas descobertas. Lembrou que a matemática está em quase tudo na nossa vida, é preciso aproveitar as oportunidades encontradas no dia-a-dia. Chamou a atenção para o trabalho com as medidas, que muitas vezes são pouco ou não trabalhadas e que a criança percebem-nas antes mesmo da contagem. Entre várias outras questões, terminou a palestra dizendo que o trabalho realizado nas unidades contempla tudo que é preciso para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático na Educação Infantil, só é preciso desenvolver essa consciência.

Quem esperava uma palestra quieta e monótona, devido ao assunto, se surpreendeu. Houve bastante movimento, uso do corpo e do espaço de forma divertida e enriquecedora.

Parabéns às pedagogas Cristina e Ana Marcia pela iniciativa e escolha da palestrante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário