O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Encontro de Formação - Maio/2011

O encontro de formação das diretoras e pedagogos dos CMEIs, que aconteceu nos dias 03 e 04/05, G1 e G2 respectivamente, gerou discussões e reflexões muito significativas relacionadas ao trabalho com os jogos a partir da leitura e estudo do texto: “Esse jogo é nosso” (Revista Avisa Lá, 14. Abril, 2003).

Percebeu-se que primeiramente devem ser dadas oportunidades às crianças de jogarem muito, pesquisarem a origem dos jogos e compreenderem as regras. A partir do domínio das crianças sobre tais condições, é possível o desenvolvimento de um projeto didático para a construção de jogos, no qual as crianças poderão compartilhar experiências e aprendizagens, atuando como mestres e aprendizes de bons jogos.

Neste encontro os participantes puderam também conhecer um pouco do excelente projeto sobre jogos que vem sendo desenvolvido pela pedagoga Daniele e pela professora Regina do CMEI Nossa Senhora da Luz II.

 





5 comentários:

  1. Como é importante trocarmos experiências!Às vezes, uma prática tão simples tem um resultado tão efetivo com nossas crianças. Com certeza os colecionadores de chaves do CMEI Nossa Senhora da Luz terão belas lembranças deste momento tão significativo, além das aprendizagens envolvidas no processo. Parabéns à equipe do CMEI!

    ResponderExcluir
  2. Os momentos de formação estão cada vez melhor, muito mais dinâmicos e favorecendo a aquisição de novos conhecimentos. Parabéns pelo empenho e participação de todos.

    ResponderExcluir
  3. Ficamos muito contentes com este retorno. É importante saber que estamos no caminho certo. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Queria deixar registrado os parabéns a equipe do CMEI N. Sra da Luz... em especial a Prof. Regina. Sei que temos profissionais ótimos em nossas unidades, mas sei tb que esta é especial, pois conheço de perto seu trabalho. São esses profissionais que dão brilho e cor as ações da PMC, na Ed. Infantil... e principalmente a CIC!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo as equipes dos CMEIs, das escolas e as pedagogas do NRE-CIC pela seriedade do trabalho e pela riqueza das discussões durante os encontros de formação, que vem se aprimorando cada vez mais!!! E quem ganha com isso são as nossas crianças, com propostas cada vez mais significativas e interessantes...
    Um forte abraço a todos

    ResponderExcluir