O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Formação com pedagogos dos CMEIs – Junho 2012


No encontro do dia 12 de junho, na AR-CIC, os pedagogos conheceram o jogo original Dado Certo e os níveis deste jogo que foram adaptados para as crianças pela equipe do Departamento de Educação Infantil. Dado Certo é um jogo de lançamento de dados para preenchimento de uma lista de combinações, onde o jogador é aquele que fizer o maior número de pontos.
Através da análise do vídeo do CMEI Miguel Arraes, onde as crianças da turma do Pré jogam o Dado Certo, pudemos identificar suas aprendizagens e pensar em encaminhamentos que as possibilitem avançar nos conhecimentos matemáticos.
O estudo do texto “Letras y números” (p.9 a 14), sobre notações numéricas, possibilitou verificar como as crianças realizam seus registros e exploram diversas representações dos numerais. Em seguida, analisamos os registros do CMEI Novo Horizonte referentes ao jogo Dado Certo e do CMEI Cananéia sobre as coleções e pudemos perceber e discutir as hipóteses das crianças quando pensam sobre os números.




Nenhum comentário:

Postar um comentário