O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quinta-feira, 25 de abril de 2013


Formação dos Pedagogos de CMEI - Abril

O encontro de formação dos pedagogos de CMEI do mês de abril aconteceu no dia 08, no NRE-CIC.  Durante este ano, a formação dos pedagogos abordará assuntos específicos das áreas de Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimento Matemático e Arte (percurso gráfico).
A primeira parte do encontro trouxe uma reflexão sobre o perfil do formador e a importância da criação de vínculos entre pedagogo, educadores e professores para a efetivação da formação continuada.
Na sequência, o estudo focou a área de formação humana Oralidade, com o objetivo de reconhecer a roda de conversa como atividade permanente fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. As referências utilizadas foram o Caderno Pedagógico de Oralidade e o texto Encruzilhada de Vozes, de Regina Scarpa e Silvia Carvalho. Foram destacados a linguagem dos bebês, conversa em roda, os disparadores e o papel do educador/professor na roda de conversa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário