O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Abril - Formação de Diretores e Pedagogos

Nos dias 17 e 18 de abril aconteceu a formação para diretores e pedagogos de CMEIs tendo como objetivos: 

  • Compreender as três estruturas de jogos: exercício, simbólico e de regra, segundo Piaget, para a construção do conhecimento.
  • Entender a brincadeira como um espaço de investigação e construção de conhecimento sobre si e sobre o mundo, a partir das experiências que a criança vive.
No início do encontro foram entregues pirulitos vermelhos e verdes as diretoras e pedagogas. A partir da cor do pirulito, foram divdiidos os dois grupos. Foi proposta a brincadeira Escravos de Jó. O 1º grupo fez a brincadeira com objetos e o 2º grupo fez os movimentos com o corpo. Posteriormente o grupo ainda sugeriu uma variação da brincadeira com relação a movimentos, outra onde apenas eram feitso os movimentos sem cantar e por fim a uma variação com som de animais.  
Após a realização da brincadeira foi possível refletir sobre questões relativas ao prazer que as brincadeiras proporcionam, além da necessidade da brincadeira acontecer por muitas vezes. Em seguida foi dado inicio a proposta estudo e discussão dos seguintes textos:
  • Jogar para viver e conhecer – Lino de Macedo
  • Brincar é mais que aprender – Lino de Macedo
  • Professor da Pré-Escola I – Cap.5 Brincar
    Nesta formação assistimos também o vídeo “A casa redonda”,com o olhar atento para:

  • Organização de tempos, espaços e materiais: contexto para a brincadeira acontecer.
         Para reflexão:
          "A brincadeira é, para ela, um espaço de investigação e construção de conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo (...) O que motiva a brincadeira não é o resultado das ações, isto é, transportar-se para um outro lugar, mas sim o próprio processo da atividade (...) é na atividade lúdica que a criança também pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte as sua realidade interior. "
                Professor da Pré Escola - I  (P. 85, 89 e 92)








2 comentários:

  1. Meu nome é Juliana, sou pedagoga de um CMEI do Núcleo BV. Parabéns pelo blog e pela formação, venho acompanhando o que vocês estão realizando. Gostaria de saber como faço para assistir ao Vídeo Casa Redonda e também para realizar a leitura do texto Professor da Pré-Escola I – Cap.5 Brincar.
    Obrigada
    Abraços a toda a equipe da Educação Infantil

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana! Que legal que você acompanha nosso Blog! Se você entrar em contato com o NRE BV, as pedagogas da Educação Infantil têm o material (tanto o vídeo, quanto o texto). Caso queira também pode ligar aqui no NRE CIC que conversamos!

    ResponderExcluir