No dia 28/06 a formação com as escolas trouxe algumas reflexões que despertaram curiosidade. Qual a diferença entre récita, contagem e sobrecontagem? Dentro do conhecimento matemático, saber dizer o nome dos números na ordem correta, ainda que seja uma condição necessária, não é suficiente para garantir que quem os diga possa contar. Aprendemos que recitar envolve dizer a série de números fora de uma situação de enumeração. Contar é estabelecer uma correspondência termo a termo entre o nome dos números e os objetos a serem contados. E sobrecontagem consiste em considerar um dos números e continuar contando a partir daí.
Assistimos um vídeo da Priscila Monteiro que nos mostrou na prática as diversas situações de aprendizagem que as coleções podem proporcionar e ainda visualizamos diversas situações didáticas que nos fez deduzir que aprendemos a contar contando. O encontro fechou com chave de ouro com a participação da diretora Juliana do CMEI Cananéia onde apresentou uma situação real. Dividiu com o grupo a experiência de suas professoras com o trabalho de coleções. Todas se despediram já pensando que na volta das férias as idéias com o conhecimento matemático já possuem um novo rumo. Vamos colecionar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário