O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Formação do mês de Maio  para diretores e pedagogos de CMEIs


O encontro de formação para diretores e pedagogos do NRE-CIC, aconteceu nos dias 16 e 17 de maio e teve como objetivo de aprendizagem compreender que o educador/professor é quem estrutura as brincadeiras de faz de conta por meio da organização de tempo, espaços e materiais.
Iniciamos o encontro com a proposta “Memória Afetiva”, a intenção desta vivência era lembrar de qual brincadeira de faz de conta cada um brincava quando criança e posteriormente compartilhar com os demais representando com os materiais de largo alcance disponíveis para o grupo (tecidos, cordas, almofadas, potes, caixas, pedras, prendedores,...).
Em seguida foi realizado o estudo sobre o texto: “Faz de conta: Invenção do possível” da autora Adriana Klisys, que seguiu com discussões e considerações importantes em pequenos grupos.
Na sequência foi apresentado o vídeo do Maranhão: “Diretrizes em Ação”, onde o grupo pode refletir sobre a organização dos espaços e materiais realizados pelos profissionais e apreciar o momento do faz de conta que as crianças estabeleceram.
Finalizamos o encontro de formação assistindo ao vídeo da psicóloga Ana Maria de Araújo Mello que com muita propriedade conseguiu extrair a essência do conteúdo formativo: faz de conta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário