O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Formação das Escolas - Setembro 2012

O encontro de formação do mês de setembro, realizado no dia 6, contemplou o estudo do eixo Grandezas e Medidas, ampliando o repertório sobre o trabalho com o conhecimento matemático.
Teve como objetivos esclarecer sobre o que trata o eixo Grandezas e Medidas, refletir sobre como as crianças aprendem e reconhecer nas propostas apresentadas as aprendizagens específicas sobre este eixo.
Para aquecer o encontro, após a apresentação dos objetivos de aprendizagem do conhecimento matemático, reelaborados pela equipe do departamento de Educação Infantil, professoras e pedagogas, divididas em grupos, escolheram um jogo, jogaram, fizeram relação com alguns objetivos de aprendizagens referentes às medidas e compartilharam com o grupo.
Como complementação da explanação sobre o eixo e dos jogos vivenciados, foi apresentado o vídeo “O sistema de numeração e a criança pequena” do site da Nova Escola que traz o trabalho da professora Liliane Oster, no qual as grandezas e medidas foram trabalhadas através do jogo Super Trunfo. Também foi entregue o texto “O que a turma pensa a respeito dos números” (Nova Escola abril, 2011) que registra toda a experiência do vídeo.
Para a supervisão de setembro foi lançada uma tarefa de reflexão e registro sobre quais propostas já aconteceram e quais ainda podem ser planejadas neste ano envolvendo grandezas e medidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário