O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Formação do mês de Maio  para diretores e pedagogos de CMEIs


O encontro de formação para diretores e pedagogos do NRE-CIC, aconteceu nos dias 16 e 17 de maio e teve como objetivo de aprendizagem compreender que o educador/professor é quem estrutura as brincadeiras de faz de conta por meio da organização de tempo, espaços e materiais.
Iniciamos o encontro com a proposta “Memória Afetiva”, a intenção desta vivência era lembrar de qual brincadeira de faz de conta cada um brincava quando criança e posteriormente compartilhar com os demais representando com os materiais de largo alcance disponíveis para o grupo (tecidos, cordas, almofadas, potes, caixas, pedras, prendedores,...).
Em seguida foi realizado o estudo sobre o texto: “Faz de conta: Invenção do possível” da autora Adriana Klisys, que seguiu com discussões e considerações importantes em pequenos grupos.
Na sequência foi apresentado o vídeo do Maranhão: “Diretrizes em Ação”, onde o grupo pode refletir sobre a organização dos espaços e materiais realizados pelos profissionais e apreciar o momento do faz de conta que as crianças estabeleceram.
Finalizamos o encontro de formação assistindo ao vídeo da psicóloga Ana Maria de Araújo Mello que com muita propriedade conseguiu extrair a essência do conteúdo formativo: faz de conta.






quarta-feira, 22 de maio de 2013

Formação de Pedagogos - Maio

“Por que ler?”
“Ler na Educação Infantil, para quê?”
Foram com essas perguntas que iniciamos o encontro de formação com pedagogos no dia 02/05.
A formação de leitores, a leitura pelo professor/educador, a leitura pela criança, a leitura de diferentes gêneros textuais, os encaminhamentos básicos de oralidade, leitura e escrita e a diferença entre leitura e contação foram discutidos durante a manhã com o estudo do texto “Era uma vez” para crianças pequenas, de Ana Lúcia Antunes Bresciane, com as Orientações Curriculares de São Paulo, os Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil e também por meio de situação homóloga.
Enfatizando o comportamento leitor, houve troca de indicação de livros entre os participantes.  A pedagoga Rosimeri do CMEI Mario Covas pegou a indicação do livro “O caçador de pipas” e recebeu gentilmente da pedagoga Elaine da equipe de educação infantil NRE-CIC, um exemplar do livro.
Para finalizar o encontro, foi falado sobre a estratégia formativa “situação homóloga” realizada durante o encontro.





Reunião de Diretores - Abril / 2013

No dia 26 de maio aconteceu a reunião de diretores de CMEIs, com a proposta de discutir a atuação dos gestores em todos os espaços da Unidade. Momento rico em discussões e trocas de experiências!








Abril - Formação de Diretores e Pedagogos

Nos dias 17 e 18 de abril aconteceu a formação para diretores e pedagogos de CMEIs tendo como objetivos: 

  • Compreender as três estruturas de jogos: exercício, simbólico e de regra, segundo Piaget, para a construção do conhecimento.
  • Entender a brincadeira como um espaço de investigação e construção de conhecimento sobre si e sobre o mundo, a partir das experiências que a criança vive.
No início do encontro foram entregues pirulitos vermelhos e verdes as diretoras e pedagogas. A partir da cor do pirulito, foram divdiidos os dois grupos. Foi proposta a brincadeira Escravos de Jó. O 1º grupo fez a brincadeira com objetos e o 2º grupo fez os movimentos com o corpo. Posteriormente o grupo ainda sugeriu uma variação da brincadeira com relação a movimentos, outra onde apenas eram feitso os movimentos sem cantar e por fim a uma variação com som de animais.  
Após a realização da brincadeira foi possível refletir sobre questões relativas ao prazer que as brincadeiras proporcionam, além da necessidade da brincadeira acontecer por muitas vezes. Em seguida foi dado inicio a proposta estudo e discussão dos seguintes textos:
  • Jogar para viver e conhecer – Lino de Macedo
  • Brincar é mais que aprender – Lino de Macedo
  • Professor da Pré-Escola I – Cap.5 Brincar
    Nesta formação assistimos também o vídeo “A casa redonda”,com o olhar atento para:

  • Organização de tempos, espaços e materiais: contexto para a brincadeira acontecer.
         Para reflexão:
          "A brincadeira é, para ela, um espaço de investigação e construção de conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo (...) O que motiva a brincadeira não é o resultado das ações, isto é, transportar-se para um outro lugar, mas sim o próprio processo da atividade (...) é na atividade lúdica que a criança também pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte as sua realidade interior. "
                Professor da Pré Escola - I  (P. 85, 89 e 92)








quinta-feira, 25 de abril de 2013

Formação com as Escolas - Abril

No dia 11/04/13 aconteceu o encontro de formação com a presença marcante das equipes de Educação Infantil das escolas. Os objetivos foram refletir sobre concepção de criança e reconhecer o brincar enquanto sua atividade principal. Iniciamos assim o foco desse ano aonde chegamos à conclusão de que brincar é coisa séria. Muita discussão e troca de opiniões enriqueceram esse encontro que finalizou com a tarefa de repensar nossas ações e incluir em nossa prática muita brincadeira.






Formação dos Pedagogos de CMEI - Abril

O encontro de formação dos pedagogos de CMEI do mês de abril aconteceu no dia 08, no NRE-CIC.  Durante este ano, a formação dos pedagogos abordará assuntos específicos das áreas de Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimento Matemático e Arte (percurso gráfico).
A primeira parte do encontro trouxe uma reflexão sobre o perfil do formador e a importância da criação de vínculos entre pedagogo, educadores e professores para a efetivação da formação continuada.
Na sequência, o estudo focou a área de formação humana Oralidade, com o objetivo de reconhecer a roda de conversa como atividade permanente fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. As referências utilizadas foram o Caderno Pedagógico de Oralidade e o texto Encruzilhada de Vozes, de Regina Scarpa e Silvia Carvalho. Foram destacados a linguagem dos bebês, conversa em roda, os disparadores e o papel do educador/professor na roda de conversa.





Encontro de formação diretores e pedagogos   -  MARÇO/2013

Nos dias 22/03 e 01/04/2013 iniciou a formação com diretores e pedagogos de Educação Infantil do NRE-CIC. Com o objetivo de reconhecer o diagnóstico como um importante aliado na formação continuada, orientar a elaboração do plano de formação voltado às necessidades da unidade em que atua e iniciar reflexões sobre o brincar enquanto atividade principal da criança. A proposta de trabalho pensando no brincar nas unidades gerou muitas reflexões, principalmente pensando na concepção de criança e no valor do brincar nas unidades.